domingo, 15 de novembro de 2009

O MUNDO NOVO

O DOMINGO, semanário litúrgico-catequético distribuído nos templos da Igreja Católica, exemplar de hoje - 15/11/2009 - traz, na introdução para a missa do dia, importante mensagem em pró de um mundo novo, de dignidade e de justiça para todos os homens, sem desigualdades :
"... Jesus nos ensina a ler os sinais dos tempos, pois eles podem apontar caminhos mais seguros de vivência cristã ."
Essa mensagem, embora formalmente dirigida apenas aos  cristãos, interessa à vivência de todos os que se importam com o bem comum, inclusive os que não crêem em algum deus; como se pode extrair dos artigos que aclaram-na, publicados no mesmo exemplar acima referido, assinados pelo Pe. Paulo Bazaglia, ssp, e por Domingos Zamagna.
No artigo do Pe. Paulo Bazaglia, intitulado Um Mundo Novo, a se referir à revolta dos judeus contra a dominação romana da Palestina, ocorrida entre os anos 60 e 70 da era cristã, é indagado se os cristãos deveriam ter-se juntado aos revoltosos na guerra para a retomada da Terra Prometida.
Em resposta à proposição interrogativa, no próprio artigo se faz alusão à sociedade estéril daquele tempo, cujo centro era Jerusalém e o templo, para se arrematar:
"Aos discípulos que desejam sinais para o futuro, Jesus faz o convite para olhar o presente e distinguir o que é estéril e o que dá frutos; a reconhecer nas dificuldades e tribulações o momento certo de agir... Naquele tempo, juntar-se à guerra dos judeus contra Roma não resolveria o que realmente importava.  O poder mudaria de mãos, mas o povo continuaria na miséria."
Esteiada na concepção de que "É sempre tempo oportuno para transformar este mundo",  a conclusão do artigo faz perceber com clareza a inclusão na mensagem cristã do mesmo desígnio  de  um mundo mais igual materialmente para todos, inspiração da luta pela realização universal da justiça social, que é de todos os justos, com ou sem credo:
"A vitória não será fácil, mas será dos que mantiverem a esperança diante das frustrações ... os frutos de vida só podem vir quando o poder se exercer como serviço, sobretudo em favor dos mais necessitados. O que realmente importa é um mundo novo em que os frutos de vida saciem o povo."
O artigo de Domingos Zamagna, que tem por escopo A CATEQUESE E A INFORMAÇÃO, prega a necessidade da religião em proporcionar aos jovens "os elementos para o desabrochar de sua identidade como pessoas, cristãos e cidadãos", para proclamar:
"Os catequistas, ..., podem dar grande contribuição para a formação de nosso povo, assumindo a tarefa de verdadeiros difusores dos valores do evangelho, imprescindíveis para uma sociedade inclusiva e toda voltada  para o bem comum, a justiça, a solidariedade e a paz."
Ressalvada a concepção filosófica do materialismo histórico, por sua contraposição à idéia de criação divina, vê-se conformação  desses postulados cristãos aos objetivos gerais que inspiram o socialismo.
Esse o mundo novo, em favor sobretudo dos necessitados e em que os frutos de vida saciem o povo, a ser conquistado pela vivência de luta do justo, cristão ou não; o qual se erguerá pela transformação do mundo presente de povo na miséria.
PCS
P.S.- No artigo A CATEQUESE E A INFORMAÇÃO se reclama da informação da imprensa brasileira sobre a Igreja Católica, porque ela zombaria dos fatos religiosos, trataria a religião como algo desprezível e transforma os erros e deslizes da Igreja em idéia fixa dos noticiários, beirando o deboche e a perseguição.
PCS