segunda-feira, 26 de outubro de 2009

MICHAEL MOORE: DEMANDAS AO PODER PÚBLICO NORTE-AMERICANO

O criador deste blog - e principal responsável pelas postagens nele publicadas – desde alguns meses é cadastrado nos contatos de MICHAEL MOORE, o polêmico cineasta americano, diretor de Tiros Em Columbine, entre outros filmes contemporâneos de grande repercussão mundial. Entre as últimas mensagens dele recebidas, uma reporta 15 demandas dirigidas aos poderes públicos norte americanos que são causas da maior importância também para nós brasileiros. Por isso faço a postagem inicial de cinco dessas demandas, como segue abaixo, segundo a nossa livre tradução. Antes, porém, das demandas transcrevo, no original, o texto da mensagem que as enncaminha:

Michael Moore's Action Plan: 15 Things Every American Can Do Right Now" You've Seen the Movie -- Now It's Time to ACT! Thursday, October 22, 2009 Friends, It's the #1 question I'm constantly asked after people see my movie: "OK -- so NOW what can I DO?!" You want something to do? Well, you've come to the right place! 'Cause I got 15 things you and I can do right now to fight back and try to fix this very broken system. Here they are:

"CINCO COISAS QUE DEMANDAMOS AO PRESIDENTE E AO CONGRESSO QUE FAÇAM IMEDIATAMENTE.
1.DECLARAR A MORATÓRIA DE TODOS DESPEJOS RESIDENCIAIS. Nenhuma família mais seja tirada da sua residência. Os bancos precisam ajustar os pagamentos mensais das suas amortizações ao que as casas das pessoas valem realmente agora – e o que elas podem pagar.Também precisa ser declarado em lei: Se você perder seu trabalho, você não pode ser tirado da sua casa.
2.O CONGRESSO PRECISA JUNTAR-SE AO MUNDO CIVILIZADO E EXPANDIR O SERVIÇO FEDERAL DE SAÚDE A TODOS OS AMERICANOS. Uma pessoa, sem fonte de recursos precisa recorrer a sistema de saúde universal (e que cubra a todos). Os custos médicos são agora a primeira causa de quebras e despejos neste país. O Serviços Federal de Saúde para todos será o fim da miséria. Para fazer isso acontecer a nota é ligar para HR 3200. Você pode ligar e escrever para seu congressista e pedir para isto passar, (e sem compromissos).
3.PEDIR ELEIÇÕES COM FUNDOS PÚBLICOS A PROIBIR QUE OS ELEITOS ABANDONEM SUAS FUNÇÕES VIRANDO LOBISTAS. Sim, aqueles muitos congressistas que solicitam e recebem milhões de dólares dos interesses dos abastados precisam votar para remover TODO dinheiro do nosso processo eleitoral e legislativo. Para dizer ao seu congressista que ele precisa defender o financiamento de campanha anote: HR 1826.
4.CADA QUAL DOS 50 ESTADOS PRECISA CRIAR UM BANCO PÚBLICO ESTADUAL PRÓPRIO COMO TEM EM DAKOTA DO NORTE. Agora o Congresso PRECISA reintroduzir toda a estrita regulamentação pré-Reagan sobre todos os bancos comerciais, firmas de investimento, companhias de seguros – e todas outras atividades econômicas (indústrias) que tem sido selvagens pela desregulamentação, linhas aéreas, indústria de alimentos, companhias farmacêuticas – é o seu nome. Se o motivo principal para as companhias existirem é fazer lucro, então elas precisam de um conjunto de regras rigorosas para viver – e a primeira regra é “Não faça dano”. A segunda regra: A questão sempre mais perguntada: “Isto é para o bem comum ?”
5.SALVEM ESTE FRÁGIL PLANETA E DECLAREM QUE TODAS FONTES NATURAIS DE ENERGIA ACIMA E ABAIXO DO CHÃO SÃO PROPRIEDADES COLETIVAS DE TODODS NÓS. Justo como se faz no Alaska socialista de Sarah Palin. Nós só temos poucas décadas de resto de óleo. O público precisa ser o proprietário e senhorio dos recursos naturais e energia que existem dentro das nossas fronteiras ou nós desceremos fortemente dentro da anarquia empresarial. E quando assim se vem queimando combustível para nos transportar, nós precisamos cessar de usar o motor de combustão interna e orientar nossos autos/companhias de transporte para (recontratar) nossa força de trabalho hábil e construir trânsito de massa (ônibus limpos, trens leves, metrôs, trens bala, etc) e novos carros que não contribuam para alteração climática. Peçam que o Presidente de fato da GM, Barack Obama, faça um desafio JFK estilo-homem-na-lua para tornar nosso país uma nação de trens e ônibus e metrôs. (Para Pete, povo,) nós fomos os primeiros quem inventou (ou aperfeiçoou) essas coisas prejudiciais."

N.T.- Todas as expressões em itálico, nos espaços entre parênteses são traduções literais das constantes do texto original.