sexta-feira, 12 de março de 2010

Nefelibatas ou a Aplicação do Oitavo Princípio da Propaganda Nazista de J. GOEBBELS.

Ontem, 11/03/2010, recebi um texto supostamente de autoria do ator Carlos VEREZA, que me mandou dileto amigo  -possuidor do único e grave defeito de ser direitista puro sangue, por cujas razões seria-lhe de extrema dificuldade não o ser.
Essse texto, encaminhado também a muitas outras pessoas, inclusive um outro dileto amigo igualmente da direita política pernambucana, é uma alucinada proposição de orquestração nacional e internacional para que o Presidente Lula paire em todo o mundo como estadista, com  o fito último de mantê-lo no poder (qual ?), que inclui menções históricas de quem verdadeiramente não sabe absolutamente nada sobre a Alemanha nazista.
Quis ignorar o texto, que é o seu merecimento único, mas me ocorreu que isso pode ser um BALÃO DE ENSAIO, ao molde do oitavo princípio da propaganda nazista de J. GOEBBELS, capaz de vir a aparentar verdade neste ano de eleição presiodencial, se repetido muitas vezes sem seu desmascaramento pela verdade.
Assim, enviei ao dileto amigo encaminhante desse testo desvairado e aos demais internautas a quem foi ele encaminhado, a mensagem eletrônica que segue aqui transcrita.
  
Caros amigos, bom dia !


Peço-lhes, encarecidamente, não me encaminhem mais textos como esse assinado como de autoria do ator Carlos VEREZA.

A justificativa é simples: Posso até parecer, mas EU NÃO SOU NÉSCIO, para perder o precioso tempo da vida com leitura de sandices que somente podem ter saído do cérebro de um mentecapto nefelibata.

Não dá para pensar, sequer por mera hipótese improvável, que alguém com um mínimo de sanidade mental leia seriamente e divulgue ilogicidade como: Há todo um lobby nacional e internacional visando a manutenção de Lula no poder.

Ora, esse lobby envolveria, então, o Presidente dos EEUU, B. OBAMA; o Primeiro Ministro inglês, G. Brown; o chefe de governo da Espanha, J. L. ZAPATERO, osprincipais líderes da economia capitalista reunidos no Fórum Econômico Mundial de Davos, Suiça; os editores do jornal francês Le Monde; entre outras das maiores lideranças políticas e econômicas do capitalismo no mundo.

Nem como anedota, por absoluta ausência de fundo de humor, pode-se cogitar da possibilidade de participação em um lobby ,como acima enunciado falso, dos maiores órgãos da imprensa e de outros meios de comunicação de massa nacionais que primam pelo mais extremado, arraigado e rançoso direitismo, tais como:

a) revista VEJA, a de maior circulação semanal, com cerca de um milhão de exemplares, pertencente e comandada pela famiglia  CIVITA (Busque-se as origens argentino-italianas das atividades dessa famiglia)

b) o conglomerado de comunicação capitaneado pela TV GLOBO, que alardeia ter cerca de 50% de média de audiência nacional, e inclui o jornal O GLOBO, tido como um dos mais importantes do País, as rádios CBN, de tarnsmissão nacional, e GLOBO, uma das de maior audiência na cidade do Rio de Janeiro, bem ainda os canais televisivos de transmissão fechada GLOBO NEWS e FUTURA, entre outros veículos (Busque-se a origem da constituição da televisão aberta, com capitais do antigo grupo Booth-Luce, dono das revistas americanas Time e Life);
c) a Rede RECORD de Televisão, a segunda em audiência de televisão aberta no País, que inclui também a televisão RECORD NEWS, com trnsmissão em UHF para todo o País, pertencente e comandada pela Igreja Universal do Reino de Deus, que professa a religião da vitória, do sucesso, pelo enriquecimento pessoal, criado e moldado pelo capitalismo norte-americano;

d) o grupo OESP (O Estado de São Paulo), encabeçado pelo jornal ESTADÃO, tradicionalíssimo defensor do conservadorismo capitalista mais radical e conceituadíssimo na alta burguesia nacional, pertencente e comandado pela família Mesquita, originada no mais puro quatrocentismo paulista;

e) o grupo FOLHA, capitaneado pelo jornal FOLHA DE SÃO PAULO, neo liberalista legítimo, que serve abertamente de linha de apoio ao PSDB, especialmente o paulista, de propriedade e administração da família FRIAS, de viva e inconteste simpatia com a alta burguesia estabelecida na Avenida Paulista;

f) a Rede BANDEIRANTES de Televisão, que inclui além da televisão aberta de transmissão nacional a televisão de canal fechado BAND NEWS, cujos editorialistas principais são verdadeiros ícones do jornalismo burguês nacional, como B. CASOY e J. BETTING, pertencente e comandada pela família ABDALA, com fundos interesses ruralistas reacionários.

O elenco acima não é exaustivo, sendo apenas exemplificativo, pois relacionou-se tão só os principais meios de comunicação de massa sediados nas duas maiores metrópolis do País; excluídos dali todos os grupos e conglomerados regionais.

A mero exemplo, tem-se o caso de Pernambuco, onde a mídia impressa diária é dominada por grupos tradicionalmente burgueses conservadores, como o Diário de Pernambuco, pertencente aos Diários Associados, criado por A. Chateaubriand e comandado por muito tempo por J. Calmon, e o Jornal do Commercio, criado por F. P. de Queiroz e pertencente, hoje, ao conglomerado de empresa JCPM, que também domina o mercado de shopping centers no estado e já concorre seriamente nas praças de Salvador e São Paulo.

Ao cabo, é-me impositivo por amor à história referir que  a Kristallnacht, A Noite dos Cristais, não marcou em 1938 o trágico início do nazismo na Alemanha; pois o nazismo teve o seu início ainda na década de 20 do século passado e assumiu o poder governamental na Alemanha muitos anos antes de 1938.

Enfim, esse alucinado texto, dito e tido como de C. VEREZA, seria a aplicação do oitavo princípio da propaganda nazista de J. GOEBBELS,  o  Principio da Verossemelhança: Construir argumentos a partir de fontes diversas, através dos chamados balões de ensaios, ou de informações fragmentadas, que conduzam à máxima UMA MENTIRA CEM VEZES REPETIDA, TERMINA POR SER VISTA COMO VERDADE.

Grande abraço a todos.
PCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário